quinta-feira, 13 de setembro de 2007

SOCIEDADE E MÍDIA

A relação sociedade e mídia é histórica, sendo a comunicação um produto da modernidade, vista como um fenômeno de transformação social. O processo comunicativo pode acontecer pelo uso dos meios, das mensagens e dos canais.

No período histórico conhecido por modernidade, a comunicação passou a ser caracterizada como uma nova estrutura de relação entre individuo e realidade.
Estando este período histórico associado à evolução do capitalismo, marcado pela modificação da religiosidade tradicional, pela modificação da forma de produzir e por uma nova organização social. Podemos caracterizar este período como um projeto civilizatório, que trouxe novas tecnologias no campo do transporte, da ciência e da comunicação, surgindo nesse período à noção de sociedade de massa e cultura.

A cultura de massa, mediatizada, torna-se um fenômeno de transformação, que associada ao capitalismo procura padronizar ou moldar gostos, comportamentos, opiniões - que vão de encontro aos interesses do capital que move a mídia - o modo de vestir e pensar.

Nas sociedades atuais os meios de comunicação em massa, como a televisão, tem grande poder de persuasão, tentam influenciar os indivíduos no sentido de igualar as reações e a conduta, mas também leva o individuo, subjetivamente, a emitir sua própria opinião.
Contudo a experiência mediatizada atinge a todos de forma indireta, pois mostra na mídia o fato ocorrido tornando-o conhecido por todos, mas um individuo não pode ser alienado por completo, tendo este uma visão crítica, embora que as vezes rudimentar, que refletirá no seu cotidiano.