sexta-feira, 15 de abril de 2011

       Hoje (15) está acontecendo o segundo dia da oficina de audivisual da Redecom - Rede Amazônia de Comunicadores Comunitários - no Telecentro de Informação e Negócios de XInguara, localizado no prédio da Sefa.
       No primeiro dia da oficina foi realizado pela manhã algumas dinâmicas de interação e apresentação dos participantes e dos facilitadores, no período da tarde foi exibido alguns vídeos. No primeiro dia a oficina encerrou-se às 19:30.
        Estão participando da oficina jovens de Pau'Darco, Floresta e Xinguara. 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

XINGUARA ENTRA NA CAMPANHA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE


Na manhã desta quarta-feira (13) deu início em Xinguara às ações da Campanha Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescente.
Hoje pela manhã foi realizada uma blitz pela secretaria de assistência social e demais redes de direitos com panfletagem e colagem de adesivos.
Em alguns municípios do Brasil a Campanha teve início durante o feriado de Carnaval, mas em nosso município a Campanha começou hoje e estenderá até o dia 12 de outubro.
Este ano o slogan da Campanha em Xinguara é “Faça bonito e diga não a violência sexual contra crianças e adolescentes”.
Qualquer cidadão que suspeite de algum caso de violência sexual pode denunciar por meio do Conselho Tutelar ou ligando no disque denúncia nacional – disque 100. A denúncia é anônima configurando-se como uma das formas mais seguras de se enfrentar esse tipo de violação dos direitos da infância e juventude.
Hoje a noite, a partir das 19h, haverá o lançamento oficial da Campanha na Aciapa e contará com a presença de representante do ministério público, representantes do sistema de garantia de direito e com toda equipe da Secretaria de Assistência Social envolvida na campanha.


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Lista dos selecionados para oficina audiovisual da Redecom

REDECOM Comunicação e Cultura em Rede Amazônia – SELEÇÃO para Oficinas de Audiovisual
Nome Município Indicação Apoio PSG
SELECIONADOS


Natã Emanuel Silva de Deus Floresta Ponto de Cultura NÃO
Alex Duarte da Silva Floresta Ponto de Cultura NÃO
Walhyson Siqueira Almeida Floresta Ponto de Cultura NÃO
WIlson Souza Lima Marabá Infocentro SIM
Poleandro dos Santos Vidal Marabá Outros NÃO
Cleonilson Alves da Silva Marabá Outros NÃO
Kátia Sarmento Pimentel Marapanim Ponto de Cultura NÃO
Madson Silas Vieira da Cruz Marapanim Ponto de Cultura NÃO
Sérvulo Cláudio Abreu Monteiro Oriximiná Cineclube NÃO
Marcos Lopes dos Santos Pau D’arco Ponto de Cultura NÃO
Wanderson Dias da Silva Pau D’arco Ponto de Cultura NÃO
Sulamita Cunha Morgado S. J. Araguaia Cultura Popular SIM
Filipe dos Santos Rosa S. J. Araguaia Infocentro SIM
Jandevânia Oliveira de Melo Xinguara Escola/Univ. NÃO
Márcia Campos Queiroz Xinguara Ponto de Cultura NÃO
Ronilson Ribeiro da Conceição Xinguara Ponto de Cultura NÃO
Suzana Vieira de Sousa Xinguara Infocentro SIM
Nancy Brandeburg Xinguara Ponto de Cultura NÃO
Bruno Leonardo Oliveira Soares Xinguara Infocentro NÃO
Donite Albino de Sousa Xinguara Ponto de Cultura NÃO
Mábia Cristine Pinto xinguara Infocentro NÃO
Laurindo Matias de Araujo Xinguara Ponto de Cultura NÃO                                  

SEMAS LANÇARÁ CAMPANHA “FAÇA BONITO”

No próximo dia 13, quarta-feira, a secretaria municipal de Assistência Social por meio do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) fará o lançamento oficial da Campanha Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Lançamento da campanha será no salão da Aciapa, localizada na Avenida Xingu, às 19h.
O evento contará com a presença de todos os membros de órgãos e entidades pertencentes a rede de garantia de direitos, assim como autoridades locais. 
Devido diversas situações de abuso sexual ocorridos em nosso Município nos últimos meses a secretaria de Assistência Social antecipou os trabalhos e ações da Campanha Nacional em Xinguara, procurando ter um prazo maior para movimentar e conscientizar a população nesta luta que é de todos.
O dia de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é comemorado em todo Brasil no dia 18 de maio desde 1973, data esta instituída por meio de Lei Federal após um crime bárbaro contra uma criança de 8 anos em Vitória- ES.
Durante a manhã do dia 13 de abril, a mobilização começará partir das 9h com uma ação de panfletagem e blitz com distribuição de adesivos e folders em vários pontos da cidade, como na Feira Coberta, no Terminal Rodoviário e em Frente ao Banco do Brasil. E a noite acontecerá a abertura oficial da Campanha na Aciapa.
Para o governo e movimentos sociais em defesa dos direitos da criança e do adolescente a data é mais um elemento para a mobilização e o envolvimento dos poderes públicos e da sociedade no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Mas para nós cidadãos xinguarenses esse é um momento de unir as forças em prol do enfrentamento ao abuso e exploração sexual de nossas crianças e adolescentes e também de erradicarmos o trabalho infantil no meio deles, afinal são nossos jovens que estão tendo sua infância roubada.
Como diz o slogan da campanha é hora de ‘fazer bonito’ e trazer o sorriso de volta as nossas crianças e adolescentes.