COMO FORMA DE ALERTAR O EDUCANDO E A COMUNIDADE DE MODO GERAL, SOBRE OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL EM NOSSO PLANETA, A ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JEAN PIAGET VEM DESENVOVENDO VÁRIAS ATIVIDADES QUE VISAM DESPERTAR O SENSO CRÍTICO QUANTO A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
COM O TITULO “PLANETA VIVO: O DESAFIO DO SÉCULO”, O PROJETO QUE TEM POR FINALIDADE TRABALHAR A TEMATICA AQUECIMENTO GLOBAL, SERÁ DESENVOLVIDO DE FORMA INTERDISCIPLINAR POR PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR E POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).
DENTRO DA TEMATICA VARIOS SUBTEMAS FORAM SELECIONADOS E DIVIDIDOS POR TURMA, A FIM DE SEREM DISCUTIDOS PARA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES COMO PESQUISAS, ENTREVISTAS, OFICINAS E ELABORAÇÃO DE TEXTOS.
COM DURAÇÃO DE DOIS MESES E MEIO O PROJETO, IDEALIZADO POR DIREÇÃO, PROFESSORES E SOB COORDENAÇÃO DE JAMES GOMES E LUZANIRA CRUZ, PROCURA ESCLARECER AOS EDUCANDOS DE QUE FORMA A ATIVIDADE HUMANA TEM PROMOVIDO O AUMENTO DO EFEITO ESTUFA, QUE DANOS A QUEIMADA VEM CAUSANDO AO MEIO AMBIENTE E QUE SOLUÇÕES E AÇÕES PRÁTICAS PODEMOS TOMAR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS ESPÉCIES EXISTENTES NO PLANETA.
SEGUNDO O COORDENADOR DE 5ª A 8ª SÉRIE, JAMES GOMES, O PROJETO FOI ELABORADO A FIM DE DESENVOLVER UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E REFLEXISIVA NO ALUNO ENQUANTO CIDADÃO, PROCURANDO INCENTIVAR NELE AÇÕES PRÁTICAS PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DA QUAL CONVIVE. “A ESCOLA TEM UM GRANDE PAPEL SOCIAL NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES, CRÍTICOS E TRANSFORMADORES DO AMBIENTE” AFIRMA JAMES GOMES.
AS ATIVIDADES PRODUZIDAS DURANTE TODO O PERÍODO DO PROJETO SERÃO APRESENTADAS NUMA EXPOSIÇÃO INTERDISCIPLINAR NOS DIAS 25 E 26 DE OUTUBRO NA PRÓPRIA ESCOLA.
PARA A COORDENADORA DA EJA, LUZANIRA CRUZ, O PROJETO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA UMA VEZ QUE ENVOLVE TODAS AS DISCIPLINAS A CERCA DE UM ÚNICO DEBATE – AQUECIMENTO GLOBAL. SEGUNDO A COORDENADORA DA EJA, UM DOS OBJETIVOS É ALERTAR OS JOVENS QUANTO A NECESSIDADE DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DO NOSSO ESPAÇO, MOSTRAR O QUE TEM SIDO FEITO POR NÓS PARA AMENIZAR A SITUAÇÃO E O QUE AINDA É PRECISO FAZER.
Jandevânia Melo