quinta-feira, 17 de março de 2016

Caminhada marca reivindicação de direitos de merendeiras e auxiliares de serviços gerais

 

 Na manhã dessa quinta-feira (17) merendeiras e auxiliares de serviços gerais do quadro municipal de educação juntamente com coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Xinguara fizeram uma caminhada pelas principais ruas da cidade em protesto ao não pagamento da periculosidade na qual têm direito.
O ato de protesto foi deliberado pelas merendeiras e auxiliares de serviços gerais na última reunião ocorrida com a categoria (29-02-2016), sendo que na ocasião as mesmas não concordaram com a proposta da Secretaria de Educação, que era a de trabalhar 8 horas diárias para então receber o benefício.
A caminhada dos profissionais em educação seguiu até o prédio onde funciona o Gabinete do Secretário de Educação na tentativa de conversar com o então secretário, Vilmones da Silva, porém o mesmo não se encontrava no local por estar na vila Rio Vermelho com o Governo Itinerante, mesmo tendo sido oficializado do ato de protesto no dia 02 de março.
A comissão de negociação, formada pelos coordenadores do Sintepp e representante das merendeiras foram recebidos pelo técnico da prefeitura, Ewerton Andrade Cavalcante, que se comprometeu a intermediar uma reunião entre as partes – secretário e profissionais da educação – para às 18h dessa quinta-feira (17).
De acordo com a NR 15 o empregador tem por obrigação pagar o adicional de periculosidade para todos os servidores que se encontram em risco. A periculosidade representa os riscos e gravidade que a profissão expõe o trabalhador, como a falta de piso antiderrapante, não uso de luvas adequadas para manusear material cortante, contato em curto tempo com altas temperadas e água gelada ou baixa temperatura, contato constante com produtos químicos, entre outros.


  Assessoria de Comunicação do Sintepp subsede de Xinguara