quarta-feira, 10 de agosto de 2011

RADIALISTA REALIZA OFICINA COM COMUNICADORES DE XINGUARA




Os comunicadores da Rádio Comunitária de Xinguara, da Rádio Berokan de Rio Maria e de outras mídias participaram durante todo o dia de ontem (9) de uma oficina ministrada pela radialista da Rádio Nacional da Amazônia, Mara Régia.

A radialista veio ao nosso município pela primeira vez, sendo motivada por conhecer as mulheres da floresta como a poeta Kênia, autora do poema “Maria quaisquer”.

Com o tema “Sensibilidade para uso do rádio na questão de gêneros” a oficina contou com a participação de mais de 40 comunicadores, que realizaram várias atividades em grupo e no final da tarde visitaram as instalações da Rádio Comunitária de Xinguara.

A oficina foi realizada no Centro de Convivência dos Idosos e faz parte das ações de comemoração dos 30 anos do programa apresentado por Mara Régia na Rádio Nacional da Amazônia, “Viva Maria”, que trabalha a cidadania feminina no Brasil.

Durante a oficina Mara Régia fez questão de levantar a discussão do papel das rádios comunitárias na formação da consciência social, quanto a questões de meio ambiente, comportamento e atitude. “Fazer rádio é prestar serviço”, declarou Mara Régia. 

Juntamente com a radialista esteve visitando o nosso município a equipe da TV Brasil, cujo tinham a missão de documentar a passagem de Mara Régia por Xinguara e fazer um documentário a respeito das mazelas e apresentar um pouco da cultura de Xinguara ao resto do Brasil. Documentário este que será exibido no dia 15 de setembro na TV Brasil às 22h.


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

COMEÇA HOJE EM XINGUARA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA



A partir de hoje (8) até o dia 14 de agosto a igreja Católica comemora a Semana Nacional da Família, programação esta que faz parte do calendário das paróquias do Brasil desde 1992.

A Semana dedicada às famílias é organizada pela Pastoral da Família juntamente com as demais pastorais e a cada ano traz um tema diferente para ser discutido com toda a comunidade em defesa e promoção da família.

Este ano a Semana Nacional da Família traz por tema “Famílias valorizadas, sociedade renovada” e por sub tema “Maridos amem suas mulheres, como cristo amou a sua igreja e se entregou por ela”.

Durante os sete dias dedicados a família haverá celebração às 19h:30min. na Matriz com um tema específico para cada noite.

No domingo (14) a partir das 8h haverá uma programação especial no Salão Paroquial com palestras sobre temas que abrangem as famílias e várias apresentações encerrando-se com uma missa às 19h:30.

Para participar da programação de domingo é necessário fazer a inscrição na Secretaria Paroquial e durante toda a programação dominical haverá também uma programação especial para as crianças menores de 7 anos.