sexta-feira, 16 de maio de 2008

XINGUARA completa 26 anos de emancipação

Foi comemorado na última terça-feira, dia 13 de maio, mais um ano de emancipação político administrativo do município de Xinguara.



O município fundado em 13 de maio de 1982, tem muito a comemorar. Ao longo desses 26 anos a cidade vem ganhando destaque nos mais variados projetos implantados.



Localizada ao sul do estado do Pará, a uma latitude de 07º gruas e a uma longitude de 49º, a cidade têm segundo o IBGE(2007) 38.457 habitantes, mas há estimativas que hoje a população seja superior a 40 mil habitantes.



Sob pleito de José Davi Passos(PT), desde 2004, a cidade não pára de crescer e o desenvolvimento está a todo vapor.



Na ocasião, da comemoração dos 26 anos do município, foi inaugurado a reforma e ampliação do hospital municipal e da praça Vitória Régia(localizada nas proximidades do prédio da prefeitura), obras estas financiadas com recursos do Estado e entregues pela governadora Ana Júlia Carepa, que marcou presença no evento.


Aproveitando o momento a governadora lançou o projeto "Pará, Terra de Direito", que prêve um conjunto de 400 ações a serem realizadas em 39 cidades, só na primeira etapa, que vai até o final de 2008. Para Xinguara está previsto a disponibilização de 3,4 milhões de reias.



Como não podia deixar faltar, Xinguara comemorou seus 26 anos com um bolo de 26 metros, que após ser cortado pela governadora foi servido à população presente.



Jandevânia Melo

quinta-feira, 15 de maio de 2008

PROFESSORES DECIDEM CONTINUAR EM GREVE


Professores da rede pública estadual de Parauapebas, em protesto a decisão da Justiça, fizeram uma passeata pelas ruas da cidade nesta quarta-fera, 14 de maio, preservando a decisão da greve pela maioria.

A passeata aconteceu às cinco horas da tarde, saindo da escola Chico Mendes e passando pelas avenidas “E” e “F”.


Com faixas e usando nariz de palhaço, os professores protestavam por um ajuste salarial digno, por melhorias na educação pública, gratuita e de qualidade social.


A indignação da categoria falou mais alto em face da Justiça acatar o pedido do Governo do Estado, que decretou abusiva a ação dos professores por paralisarem as aulas.


O SINTEPP (Sindicato dos trabalhadores públicos do Pará) foi obrigado a pagar dez mil reais por dia não trabalhado pelos professores e ainda foi decretado que será descontado da folha de pagamento dos funcionários os dias parados.

Jandevânia Melo

A Impontualidade do AMOR

Texto de Mario Quintana

Você está sozinho. Você e a torcida do Flamengo. Em frente à tevê, devora dois pacotes de Doritos enquanto espera o telefone tocar. Bem que podia ser hoje, bem que podia ser agora, um amor novinho em folha. - Trim! Trim! - É a sua mãe... (quem mais poderia ser?).
Amor nenhum faz chamadas por telepatia. Amor não atende com hora marcada. Ele pode chegar antes do esperado e encontrar você numa fase 'galinha', sem disposição para relacionamentos sérios. Ele passa batido e você nem aí. Ou pode chegar tarde demais e encontrar você desiludido da vida, desconfiado, cheio de olheiras.
O amor dá meia volta, volver. Por que o amor nunca chega na hora certa? Agora, por exemplo, que você está de banho tomado e camisa jeans? Agora que você está se achando bonito? Agora que você está empregado? Agora que você pintou o apartamento, ganhou um porta-retrato e começou a gostar de jazz? Agora que você está com o coração às moscas e morrendo de frio?
O amor aparece quando menos se espera e de onde menos se imagina. Você passa um ano inteiro hipnotizado por alguém que nem lhe enxerga e mal repara em outro alguém que só tem olhos para você. Ou então, arrasado porque não foi pra praia no final de semana, os seus amigos estão lá, azarando-se uns aos outros.
Sentindo-se um ET perdido na cidade grande, você busca refúgio numa locadora de vídeo, sem prever que ali mesmo, na locadora, irá encontrar a pessoa que dará sentido à sua vida. O amor é como tesourinha de unha: nunca está onde a gente pensa. O jeito é direcionar o radar para norte, sul, leste e oeste.
Seu amor pode estar no corredor de um supermercado, pode estar impaciente na fila de um banco, pode estar pechinchando numa livraria, pode estar cantarolando sozinho dentro de um carro. Pode estar aqui mesmo, no computador, dando o maior mole. O amor está em todos os lugares, talvez você não o procure direito. A primeira lição está dada: o amor é onipresente.
Agora a segunda: o amor é imprevisível. Jamais espere ouvir 'eu te amo' num jantar à luz de velas, no dia dos namorados. Ou receber flores logo após a primeira transa. O amor odeia clichês. Você vai ouvir 'eu te amo' numa terça-feira, às quatro da tarde, depois de uma discussão, ou quando você menos esperar. E as flores vão chegar num dia qualquer, apenas para informar-lhe como você é especial para alguém. Assim... sem um motivo ou data especial.
'Amar é mudar a alma de casa!!!' IDEALIZAR É SOFRER, AMAR É SURPREENDER. Talvez tenhamos que conhecer algumas pessoas erradas, antes de encontrar a pessoa certa. Talvez a pessoa certa, você considera a mais errada, que só quer curtir, mas que um dia te fará feliz, e para que isso aconteça, só depende de você, pois ao encontrá-la, agradeça por esta bênção.
Porém, estamos tão presos àquela porta fechada, que não somos capazes de ver o novo caminho que se abriu. Não busque boas aparências, elas podem mudar. Encontre aquela pessoa que te faça dar gargalhadas, ao falar uma piadinha e que faça seu coração sorrir. ''Afinal, as pessoas não entram em nossas vidas por acaso'

terça-feira, 13 de maio de 2008

INDIGNAÇÃO - ALUNOS SÃO BARRADOS POR USAR CARTEIRINHA DE MEIA PASSAGEM

Alunos da rede municipal e particular do município de Parauapebas estão indignados por terem seu direito de meia passagem vetado por parte dos vanzeiros.
Na última segunda-feira, 12 de maio, por volta de meio dia, a aluna do curso de geografia, Edinara Ferreira Silva, foi trancada dentro de uma van simplesmente por usar de um direito seu de pagar meia passagem.
Ao chegar no ponto de parada Edinara, na ocasião a única passageira da van, entregou ao cobrador setenta e cinco centavos, juntamente com a carteirinha do estudante, porém o cobrador tomou uma atitude infeliz.
"Eu não aceito meia passagem", foram estas as palavras proferidas pelo cobrador, que impediu a aluna de sair da van, trancando-a. Edinara só conseguiu sair após pagar o valor de uma passagem inteira, R$1,25.

Indignada com a situação, a acadêmica diz que a meia passagem é um direito de todos os estudantes e que é obrigação dos vanzeiros aceitar o uso da carteirinha.
"Essa atitude do cobrador me deixou assustada. Como pode um cobrar fechar a porta na cara de um passageiro somente porque este está usurfruindo de um direito seu?", disse Edinara.
E esse só é mais um, dentre vários casos de desrespeito aos estudantes do município, que lutam para terem seu direito de meia passagem respeitado.