Desde ontem, segunda-feira, a secretaria de saúde de Xinguara está com um stande montado na praça Vitória Régia para orientar a população sobre os riscos de contaminação da aids e demais doenças sexualmente transmissíveis.
No stande há seis agentes de sáude trabalhando das 9h às 17h que além de tirar dúvidas estão distribuindo preservativos masculinos. Os agentes de saúde também estão convidando a população para participar da campanha do Laço Vermelho - símbolo da luta contra a aids. O Laço Vermelho foi criado em 1991 pela Convenção dos Artistas "Visual Aids", em Nova York, como forma de homenagear os que já morreram em virtude da doença e para conscientizar os demais sobre a disseminação desta doença. A participação consiste em colocar um laço de cor vermelha na altura do peito como forma de manifestar apoio a causa e demosntrar solidariedade com aqueles que vivem com o vírus.
Em Xinguara há 22 casos detectados de pessoas infectadas com o vírus da aids, sendo em sua maioria mulheres que só descobriram que tinham a doença durante exame realizado no pré-natal.
Entre as atividades da campanha do dia mundial de luta contra a aids, dia este comemorado amanhã 1° de dezembro, será feito vários testes rápidos para detectar se a pessoa tem ou não o vírus HIV. Os exames serão realizados no PSF do Marajoara I, situado na Rua Duque de Caxias e dura em média 20 minutos para ficarem prontos.
Segundo a coordenadora do Centro de Sáude, Juciane Alexandrino, uma das metas é conscientizar principalmente as profissionais do sexo a ter o hábito de usar preservativos para manter sua saúde e bem estar. E para isso mais de seis mil preservativos masculinos serão distribuidos à população nestes três dias de programação.
Hoje às 19h os profissionais da saúde, envolvidos na campanha, percorreram algumas ruas na proximidade da rodoviária entregando preservativos e panfletos de orientação sexual.