sábado, 5 de abril de 2008

Novidade...na net

*Por Jandevânia Melo
Vem aí o mais novo site de informação e entretenimento de Parauapebas. Será lançado no dia 09 de abril, a partir das 20h na Praça de Eventos, o PEBASWEB.
O projeto idealizado por um grupo de jovens, que vendo a necessidade de um portal de informação séria para o município de Parauapebas, traz grandes novidades na área de web jornalismo.
Feito por jovens para todos os cidadãos parauapebenses e porque não do Brasil, o site manterá a todos bem informados de tudo que rola na cidade, desde notícias até agenda cultural.
Não deixem de conferir e prestigiar esse novo portal de credibilidade de nosso municipio, pois informação séria e eficaz você encontrará no www.pebasweb.com.br.

A equipe do pebas web é formada por Sairo Lima, diretor geral, Vanessa Vilarinho, diretora de notícias, Giorgia Cirqueira, relações públicas, e Jair Leite, web desing.

* Acadêmica do curso de Comunicação Social- Jornalismo, do núcleo de Parauapebas/PA.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Rádio - comunicação atuante

Partindo do entendimento de que o papel do jornalista é construir narrativas do cotidiano, deve-se considerar que estas superam a visão simplista e consagrada de que cabe ao comunicador informar – dar a notícias.

Construir narrativas deve envolver uma contextualização precisa e profunda, fruto de uma observação/percepção cuidadosa dos fenômenos sociais.

A partir dessa visão, a radiocomunicação é um meio de comunicação por transcepção de informação.

A fase de ouro do rádio brasileiro abriu caminho para uma comunicação ágil, noticiosa e de serviços, contribuindo para que o rádio estivesse pronto para dá os primeiros passos num radiojornalismo mais atuante.

Em meados da década de 1930 o rádio começava a se estruturar, não mais como novidade, mas sim se constituir em um veículo de comunicação que, ao buscar o lucro, voltava-se para a obtenção constante de anunciantes e de público.

No seu apogeu, conhecida como fase de ouro, o rádio caracterizou-se por uma programação voltada ao entretenimento, predominando programas de auditório, radionovelas, humorísticos e cobertura esportiva. O radiojornalismo, por sua vez, ganha força à medida que o país se envolve na Segunda Guerra Mundial.
O veiculo adquiri, desta forma, audiência massiva, tornando-se, no inicio dos anos 50, principalmente por meio da Rádio Nacional, a primeira expressão das indústrias culturais no Brasil.

Mas, nesta mesma época a televisão chegava ao Brasil, fazendo com que os profissionais do rádio migrassem para o novo meio de comunicação. Para não perder mais espaço para a televisão, o rádio teve que buscar novos formatos de programação inéditos e atrações novas.

O rádio aos poucos foi caminhando no sentido de atender às necessidades regionais, principalmente no que se refere à informação, permitindo que reportagens fossem transmitidas diretamente da rua e entrevistas realizadas fora dos estúdios.