sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Pai, expressão de heroísmo

Toda criança deseja ter orgulho do pai e falar dos seus feitos

Nas fantasias de nossa infância, alguns personagens fazem-se presentes por atos extraordinários de bravura. Atraem a admiração e transformam o imaginário no comum das brincadeiras. Homens com superpoderes, que não conhecem as fragilidades dos mortais e são capazes de proteger a paz e a ordem do universo. Têm o ofício de vencer o mal, com o qual travam épicas batalhas. Eles são os super-heróis. Esses seres estimulam as crianças a quererem imitá-los em seus trajes e em seus feitos. Por tudo isso se tornam um marco na primeira etapa de nossas vidas.
Nós associamos heroísmo com um ato incomum e grandioso; a definição de herói é: “Aquele que se distingue por seu valor ou por suas ações extraordinárias” e também: “Quem arrisca a própria vida ou morre por um ato nobre.”
Há, no cotidiano, alguém que, desde nossa tenra idade, diferente de feitos grandiosos e ilusórios, torna-se herói pelo comum de gestos concretos e que, mesmo com seus limites, livra-nos dos perigos. Chamamos essa pessoa de “pai”.
Pai é a pessoa do sexo masculino que participa da geração de uma vida. Mas o ser paterno vai além de doar sua genética à gestação do um novo rebento. Pais são heróis que formam pessoas. São aqueles que, na ausência de forças sobre-humanas, são capazes de agregar valores ao coração dos filhos e entregar suas vidas por amor a eles.
No simples exercício do dom da paternidade, o genitor vai tomando feições de um homem incomum, atraindo a admiração dos filhos e tornando-se referência para a vida destes. É o exemplo a ser alcançado na forma como desenvolve seu profissionalismo, no trato com a esposa, nas direções da condução do lar, no sustento que provê, mas principalmente no amor que inspira suas ações.
Toda criança deseja ter orgulho do pai. Falar dos seus feitos para os amigos. Com o passar dos anos, vamos nos esquecendo das capas voadoras, dos artifícios e habilidades fantásticas que embalaram nossos sonhos infantis.
Aquele homem, herói comum do dia a dia, pode não ter mais o mesmo vigor, mas, nos traços do rosto ou no grisalho dos cabelos existe um sinal de luz, sabedoria adquirida da experiência, ao qual o filho pode ainda recorrer e, como no início, saber que esse seu poderoso aliado está sempre pronto a perpetuar o carinho e o amor até os dias do seu ser adulto.
Neste Dia dos Pais, demonstre a gratidão de quem teve uma experiência com um verdadeiro ser heroico. Afinal, o amor paterno recebido prepara o filho para vencer desafios e conquistar o mundo inteiro.
Feliz Dia dos Pais!
Deus abençoe a todos.

Sandro Ap. Arquejada - Comunidade Canção Nova
sandroarq@geracaophn.com

IGREJA CATÓLICA REALIZARÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

COMEÇA AMANHÃ, 8 DE AGOSTO, A SEMANA NACIONAL DA FAMILIA. O TEMA DESTE ANO É FAMÍLIA DOMÉSTICA ESCUTA O SENHOR TEU DEUS.

DURANTE TODA A SEMANA HAVERÁ MISSA DIARIAMENTE E A ANIMAÇÃO FICARÁ A CARGO DAS PASTORAIS E PADRES DA DIOCESSE.

A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA É UMA REALIZAÇÃO DA PASTORAL FAMILIAR JUNTAMENTE COM O TERÇO DOS HOMENS, QUE COMEMORA NESTE ANO 10 ANOS DE ATIVIDADE.

SEGUNDO IROSANIA LOURENÇO, A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA É UM MOMENTO VOLTADO PARA QUE AS FAMÍLIAS VIVAM NO AMOR DE DEUS. “HAVERÁ NESTE ANO UM MOMENTO VOLTADO, EM ESPECIAL, PARA OS HOMENS, COM PALESTRANTE DA DIOCESSE”, DECLARA IROSANIA.

SÉTIMA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SERÁ REALIZADA AMANHÃ

ACONTECERÁ DURANTE TODO O DIA DESSE SÁBADO, 8 DE AGOSTO, A SÉTIMA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSITÊNCIA SOCIAL. O EVENTO SERÁ REALIZADO NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DOS IDOSOS E TERÁ INÍCIO A PARTIR DAS 8:00 HORAS.

A SÉTIMA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TEM POR PRINCIPAL OBJETIVO DISCUTIR OS RUMOS DA POLÍTICA NA ASSISTÊNCIA SOCIAL.

ENTRE OS TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS DURANTE A SÉTIMA CONFERÊNCIA ESTÃO A GESTÃO DAS POLÍTICAS DO SUAS, A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E A RELAÇÃO COM O USUÁRIO.

SEGUNDO O SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, CÍCERO CLEUTO, É IMPORTANTE QUE TODOS AQUELES QUE UTILIZAM OS SERVIÇOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICIPEM DA CONFERÊNCIA PARA AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO MUNICÍPIO.