sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

FESTA DE FOLIA DE REIS É COMEMORADO NA KITANDELLA PIZZARIA

Ontem (6) foi comemorado em todo Brasil o dia da Folia de Reis, prática esta que se mantém viva em Xinguara há mais de 25 anos. A entrega da Folia de Reis foi realizada na noite dessa quinta-feira nas dependências da Kitandella Pizzaria e contou com a presença de um grande número de pessoas.
A folia de reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. É composta por um grupo de cantadores e instrumentistas, na qual percorrem a cidade entoando versos que lembram a visita dos reis magos ao menino Jesus. A festa de Folia de Reis dura em média quinze dias com início, geralmente, no dia 24 de dezembro e encerramento no dia 6 de janeiro.
Em Xinguara a Folia de Reis durou exatamente uma semana. A saída da festa de Folia aconteceu no dia 30 de dezembro na casa do festeiro José Rodrigues Paes, conhecido como Zezé Carroceiro, a partir daí seguiu em visita a outros domicílios do município.
Conforme as tradições receber o grupo de Folia de Reis traz sorte à família o ano inteiro, crença esta que ajuda a manter a prática cultural do reisado viva, dando oportunidade aos  mais novos de conhecer e levar a diante a prática herdada dos colonizadores portugueses.








quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PERÍODO CHUVOSO PREJUDICA ESCOAMENTO DE PRODUTOS E LOCOMOÇÃO DE PRODUTORES RURAIS


As intensas chuvas têm prejudicado o tráfego nas vicinais e derrubado pontes em todo município de Xinguara. Os bueiros também não têm suportado o aumento do fluxo da água e muitos deles têm estourado o que impede a passagem de carros, motos ou de animais. 
Segundo o boletim climático do Sistema de Proteção da Amazônia –SIPAM- para 2011 espera-se chuvas acima da normalidade em toda a porção da Amazônia, na área que compreende os estados de Roraima, Amapá, Pará (exceto sudeste), o norte do Maranhão, o leste e o norte do Amazonas. As demais áreas da Amazônia legal brasileira apresentarão chuvas dentro do normal. Ainda segundo o boletim a temperatura no sul e sudeste do Pará estará acima dos padrões normais (entre 1°C e 2°C).   
Mesmo que a previsão de volume da chuva para a região sudeste do Pará esteja marcando normal para o primeiro trimestre do ano, as chuvas, necessárias para o plantio, causam danos às estradas de acesso a zona urbana. 
De acordo com o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Xinguara, Leomarques, as vicinais que ligam a zona rural do município a zona urbana, as pontes e bueiros já apresentavam péssimas condições antes mesmo do período chuvoso.
Ainda segundo Leomarques as péssimas condições das vicinais prejudicam o escoamento dos produtos para a zona urbana, causando prejuízos econômicos. “A estrada é o eixo principal para a sobrevivência do produtor rural”, declara Leomarques.