A telenovela, importante produto da cultura brasileira e programa de grande aceitação popular, dialoga com a realidade frequentemente, mesmo sendo um produto ficcional da TV ela ajuda a evidenciar valores que constroem a sociedade. É um produto que se destina essencialmente a preencher o imaginário e o tempo, principalmente das donas de casas com a exploração das emoções, aproximando a narrativa ao tempo real do cotidiano.
Ela ocupa, assim, um importante lugar na cultura e na sociedade brasileira. Constrói uma história na tela em estreita relação com a realidade em que se situa, trazendo para a construção das personagens as preocupações, os valores e os temas que perpassam o cotidiano dos telespectadores. E leva ao público novos modismos, hábitos e bordões.
Esse universo 'ficticío' é cheio de valores e dita pautas para a imprensa real, assim como a vida real também serve de pauta para a construção dos textos dos personagens.
Nessa troca vão se construindo duas obras — uma na ficção e outra na realidade. E com isso a Tv ganha um número cada vez maior de telespectadores.
A vida do homem está em constante processo de construção e reconstrução, afinal é através de sua ação que as coisas surgem e o mundo se transforma, tentando buscar sempre aperfeiçoar as técnicas e fazer o melhor possível. E a Tv como outras mídias ajudam no processo de construção e reconstrução.
A telenovela instaura uma interação constante entre o que é real e o que não é real, chegamos a pensar algumas vezes que a cena assistida é o próprio real.
Um comentário:
Postar um comentário