domingo, 19 de abril de 2009

LEI ESTADUAL DAS FILAS EM BANCOS VALE PARA TODO ESTADO

A LEI ESTADUAL 7.255, QUE DISPÕE SOBRE O PRAZO MÁXIMO DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS QUE UTILIZAM OS SERVIÇOS BANCÁRIOS NOS MUNICÍPIOS PARAENSES, JÁ ESTÁ EM VIGOR.

O PROJETO DE AUTORIA DO DEPUTADO CARLOS BORDALO DO PT, APRESENTADO NO ANO PASSADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, FOI APROVADO NO INÍCIO DE MARÇO.

A LEI DIZ QUE O TEMPO MÁXIMO PARA O ATENDIMENTO DOS USUÁRIOS É DE 30 MINUTOS EM DIAS NORMAIS E DE 45 MINUTOS EM VÉSPERA E DEPOIS DE FERIADOS PROLONGADOS.

CASO AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS NÃO RESPEITEM O TEMPO MÁXIMO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE PREVISTO NA LEI, DEVERÃO PAGAR AO USUÁRIO DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS UMA MULTA NO VALOR DE R$ 600,00.

AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS, PÚBLICAS E PRIVADAS, TERÃO PRAZO DE 120 DIAS PARA DAR CUMPRIMENTO AO QUE DETERMINA A LEI 7.255. PARA ISSO, AS EMPRESAS DEVERÃO INSTALAR RELÓGIO DE PONTO EM SUAS DEPENDÊNCIAS PARA USO DE SEUS CLIENTES, REGISTRANDO O TEMPO DE PERMANÊNCIA DO CLIENTE NA FILA.

ALÉM DISSO, SÃO OBRIGADAS A FIXAREM A LEI NAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS EM LOCAL VISÍVEL AO PÚBLICO.

AS MEDIDAS DE FISCALIZAÇÃO DO CUMPRIMENTO DA LEI FICARÃO SOB RESPONSABILIDADE DO ESTADO.

SOMENTE ESTE ANO 22 AGÊNCIAS JÁ FORAM AUTUADAS EM BELÉM POR DESCUMPRIREM A LEI DAS FILAS, A MAIORIA DAS RECLAMAÇÕES FOI DA ESFERA PÚBLICA.

EM XINGUARA AS AGÊNCIAS TAMBÉM DEVERÃO PROCURAR MEDIDAS PARA AMENIZAR A DEMORA NO ATENDIMENTO BANCÁRIO, CASO ISSO NÃO ACONTEÇA O CLIENTE PODERÁ REQUERER MULTA NO VALOR ESTIPULADO NA LEI.

PROCURADO POR NOSSA EQUIPE DE REPORTAGEM O GERENTE GERAL DO BANCO DO BRASIL, EUDES LUIZ, DISSE QUE O BANCO TEM TOMANDO ALGUMAS MEDIDAS PARA FACILITAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE, O IDEAL SERIA TER UM NÚMERO MAIOR DE FUNCINÁRIO, MAS QUE A CONTRATAÇÃO DESTES É FEITA MEDIANTE CONCURSO E NÃO DEPENDE DA GERENCIA LOCAL.

EUDES DISSE AINDA QUE PARA FACILITAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE O BANCO DO BRASIL TEM OS CANAIS DE ATENDIMENTO, PODENDO O CLIENTE ESCOLHER ENTRE UTILIZAR UM DOS SETE CAIXAS DE AUTO ATENDIMENTO NA AGÊNCIA LOCAL, UTILIZAR A INTERNET OU UTILIZAR A CENTRAL DE ATENDIMENTO PELO TELEFONE 0800 729 0001, PARA FAZER PAGAMENTOS, TRANSFERÊNCIAS, VER SALDOS, FAZER DEPÓSITOS, EMPRÉSTIMOS, FINACIAMENTOS E SAQUES.

PARA ACESSAR A CENTRAL DE ATENDIMENTO O CLIENTE DEVERÁ CADASTRAR PRIMEIRAMENTE UMA SENHA DE QUATRO DIGITOS QUE PODERÁ SER FEITA NOS CAIXAS ELETRÔNICOS OU COM UM DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO.

SEGUNDO O GERENTE UMA OUTRA MEDIDA TEM SIDO PROCURAR PARCEIROS COMERCIAIS PARA SEREM CORRESPONDENTES BANCÁRIOS, ABRINDO ASSIM MAIS UM CANAL DE ATENDIMENTO AOS CLIENTES DE XINGUARA.

AINDA SERÁ IMPLANTADO O SISTEMA DE SENHAS TAMBÉM PARA O ATENDIMENTO NOS CAIXAS INTERNOS DO BANCO E A INSTALAÇÃO DE UM CAIXA DE AUTO-ATENDIMENTO NO TERMINAL RODOVIÁRIO DE XINGUARA.

5 comentários:

preston disse...

na referida lei, por favor leia o artigo 4° no qual da prazo de 120 dias que corresponde a 4 meses para as agencias se adequarem ao quen pede a lei a partir da data de seu publicação então esta lei ainda não estar em vigor

jefferson rodrifo

Anônimo disse...

Aqui em minha cidade essa Lei não funciona...

Raimundo Souto disse...

Boa tarde, Eu Raimundo Souto Granhen, venho atravês desta solicitar ajuda, moro em Ananindeua-Pará, mais esta Lei Estadual nº7.255, não chegou em nosso municipio, temos dois bancos do Brasil na Rod. BR 316 Km 8 e Cidade Nova VI , neste fiquei aguardando 3 horas na fila quem neste Estado do Pará pode colaborar conosco, que esta Lei funcione. obrigado

Raimundo Souto disse...

Boa tarde, Eu Raimundo Souto Granhen, venho atravês desta solicitar ajuda, moro em Ananindeua-Pará, mais esta Lei Estadual nº7.255, não chegou em nosso municipio, temos dois bancos do Brasil na Rod. BR 316 Km 8 e Cidade Nova VI , neste fiquei aguardando 3 horas na fila quem neste Estado do Pará pode colaborar conosco, que esta Lei funcione. obrigado

Anônimo disse...

oi, vocês já viram a situação da agencia de Capitão Poço,Pará lá leva em media mais de 2 horas quase todos os dias; e uma maioria dos clientes alegam não saber da existencia dessa lei.