A vida social está em constante processo de construção e reconstrução, sendo permanentemente constituída e transformada pela ação e interação dos sujeitos. A televisão, como veículo influenciador de massa, por sua vez pode ser vista como algo que destrói ou danifica a construção de opiniões dos sujeitos e o modo deles agirem.
Sob este prisma, a TV pode ser vista como um meio que aliena, massifica e incentiva o impulso consumista em massa de produtos, forma opiniões – é onde mora o perigo, dita normas e regras, faz suscitar movimentos sociais e gera a nossa agenda setting. Ela também é capaz de modelar gostos, fazer suscitar vários questionamentos de ordem e convivência social, e principalmente pode ser um meio de educação muito eficaz.
O processo de convencimento da opinião pública se torna mais fácil se a TV dispõe de todos os meios e recursos necessários para tal fim. Assim, com o uso da linguagem, da imagem e do som, a TV aos poucos vai conquistando novos telespectadores, que, fascinados por esta caixa mágica, passam a aderir comportamentos e ideologias que são transmitidos a cada programa.
Sabemos que a televisão é um dos instrumentos mais democráticos em se tratando de informação e de programas voltados para o entretenimento. Mesmo sendo extremamente rejeitado e criticado por intelectuais e políticos, este veículo de comunicação foi e ainda é considerado um companheiro fiel, atento e reconfortante nas inquietações econômicas, sociais e culturais de nossas sociedades.
Para Muniz Sodré, um dos mais aplicados teóricos da comunicação de massa no Brasil, a televisão é um “sistema panóptico: o mais bem acabado momento técnico do panoptismo na comunicação social (...), responsável por uma relação social abstrata e passiva, modeladora ideológica dos acontecimentos”.
A babá eletrônica – como a TV é vista por milhares de mães – tem em sua grade programas para todos os públicos e idades. Para as crianças são oferecidos programas sem nenhuma graça, recheados de desenhos violentos e brincadeiras que despertam desde cedo, nos pequeninos, o desejo consumista.
Lynn Spigel nota que, “...a televisão figura como a expressão do progresso e de afirmações utópicas sobre a capacidade humana de conquistar e domesticar o espaço”.
Jandevânia Melo
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
Comunicação: Necessidade Humana
Redação vencedora do 1º concurso da Semana pela Democratização da Comunicação
Tema: O papel da comunicação na sociedade
Aluna: Andréia Silva Souza 8ª série
Escola: E.M.E.F. Cecília Meireles
No tempo que vivemos o ser humano sente uma necessidade de se atualizar dentro da sociedade, pois cada vez mais ela cresce e se desenvolve. Para o ser humano estar interligado com os acontecimentos contemporâneos, ele deve em primeiro lugar está informado e para isso não existe meio melhor do que a comunicação.
Tema: O papel da comunicação na sociedade
Aluna: Andréia Silva Souza 8ª série
Escola: E.M.E.F. Cecília Meireles
No tempo que vivemos o ser humano sente uma necessidade de se atualizar dentro da sociedade, pois cada vez mais ela cresce e se desenvolve. Para o ser humano estar interligado com os acontecimentos contemporâneos, ele deve em primeiro lugar está informado e para isso não existe meio melhor do que a comunicação.
Quando falamos de comunicação logo vem à idéia dos meios comunicativos como TV, rádio, telefone, internet, jornais, etc; não é mesmo? Isso acontece porque hoje em dia os principais fornecedores de noticiários informativos são esses e outros elementos tecnológicos que agiliza a comunicação entre sociedade e cidadão.
Não é a toa que cada vez mais o mundo se torna pequeno diante de seus habitantes, lugares até então desconhecidos, hoje, graças à comunicação é conhecido em quase todo mundo e pessoas desconhecidas podem fazer amizades do outro lado do mundo com a simples prática da internet.
E assim o mundo vai se tornando conhecido e as pessoas vão se aproximando, além de informar as pessoas, a comunicação tem como objetivo agilizar o procedimento de crescimento humano, pois desde o começo do mundo a comunicação é precisa, talvez sem comunicação o mundo nunca teria se desenvolvido como ele está hoje. Do que adianta existir o ser humano e não existir algo ou alguém que lhe faça ser alguém?
A comunicação nos faz ser alguém dentro da sociedade, pois além de ser informado a pessoa também informa. Dessa forma somos informados e formadores da sociedade contemporânea que cresce e desenvolve cada vez mais.
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
3ª Semana pela Democratização da Comunicação é promovida em Parauapebas
Será realizado em Parauapebas, nos dias 17 a 22 de outubro a 3ª Semana Nacional pela Democratização da Comunicação (SNDC). O evento, promovido pela Turma de Jornalismo da Universidade Federal do Pará, traz como objetivo uma ampla discussão sobre o monopólio da mídia. Entre as ações da SNDC serão ministradas algumas oficinas, grupos de discussão (GD), mostra de filmes e concurso de redação.
O evento terá inicio pela manhã com uma manifestação pelas ruas da cidade, feita pelos alunos de comunicação e sociedade de modo geral. A partir das 19:00 será feita à abertura oficial da semana, no auditório do Centro Universitário, com a presença de algumas autoridades e representantes de empresas e escolas.
Já no dia 18 acontece os Gd’s (Grupos de Discussão) nas escolas de ensino médio, e nos dias 19 e 20 serão ministradas, no Centro Universitário, as oficinas de fanzine, cordel, libras, contrapropaganda, fotografia, etc; sendo as inscrições gratuitas.
A Semana pela Democratização da Comunicação ocorre em todo o Brasil, no mês de outubro, para discutir o direito à comunicação na sociedade da informação. Os meios de comunicação ocupam, atualmente, lugar central na organização da sociedade. Todas as discussões necessitam passar pelo mais importante espaço público de hoje, a mídia, já que esta é a maior (e para alguns, única) fonte de informação e entretenimento.
Monopolizar os meios de comunicação significa ter o poder de construir de forma unilateral, sentido, valores, idéias etc. È importante lembrar que em nosso país a propriedade dos meios de comunicação é de poucos grupos, geralmente famílias de políticos oligarcas. A mídia é usada para perpetuá-los no poder, não deixando espaço para ideais dissidentes. Diante disso, é essencial democratizar a comunicação para avançarmos nas lutas sociais.
Os grandes meios de informação constroem formas de representação da realidade social através das notícias, da publicidade, mas principalmente por meio da programação de entretenimento - novelas, minisséries e programas em geral - que oculta os reais problemas da população, gerando um clima de conformação, que traz consigo uma desmobilização generalizada e o sentimento de "não é possível mudar nada".
Entretanto podemos apreender que não existe democracia se cada pessoa não puder exercer seu direito de se comunicar. Tão prejudicial quanto o fato de não informar é uma abordagem tendenciosa e malfeita.
NÃO EXISTE DEMOCRACIA SEM UMA COMUNICAÇÃO DEMOCRÁTICA!
NÃO EXISTE DEMOCRACIA SEM UMA COMUNICAÇÃO DEMOCRÁTICA!
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