sexta-feira, 28 de setembro de 2007

ESCOLA PROMOVE ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL


COMO FORMA DE ALERTAR O EDUCANDO E A COMUNIDADE DE MODO GERAL, SOBRE OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL EM NOSSO PLANETA, A ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JEAN PIAGET VEM DESENVOVENDO VÁRIAS ATIVIDADES QUE VISAM DESPERTAR O SENSO CRÍTICO QUANTO A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

COM O TITULO “PLANETA VIVO: O DESAFIO DO SÉCULO”, O PROJETO QUE TEM POR FINALIDADE TRABALHAR A TEMATICA AQUECIMENTO GLOBAL, SERÁ DESENVOLVIDO DE FORMA INTERDISCIPLINAR POR PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR E POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).

DENTRO DA TEMATICA VARIOS SUBTEMAS FORAM SELECIONADOS E DIVIDIDOS POR TURMA, A FIM DE SEREM DISCUTIDOS PARA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES COMO PESQUISAS, ENTREVISTAS, OFICINAS E ELABORAÇÃO DE TEXTOS.

COM DURAÇÃO DE DOIS MESES E MEIO O PROJETO, IDEALIZADO POR DIREÇÃO, PROFESSORES E SOB COORDENAÇÃO DE JAMES GOMES E LUZANIRA CRUZ, PROCURA ESCLARECER AOS EDUCANDOS DE QUE FORMA A ATIVIDADE HUMANA TEM PROMOVIDO O AUMENTO DO EFEITO ESTUFA, QUE DANOS A QUEIMADA VEM CAUSANDO AO MEIO AMBIENTE E QUE SOLUÇÕES E AÇÕES PRÁTICAS PODEMOS TOMAR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS ESPÉCIES EXISTENTES NO PLANETA.

SEGUNDO O COORDENADOR DE 5ª A 8ª SÉRIE, JAMES GOMES, O PROJETO FOI ELABORADO A FIM DE DESENVOLVER UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E REFLEXISIVA NO ALUNO ENQUANTO CIDADÃO, PROCURANDO INCENTIVAR NELE AÇÕES PRÁTICAS PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DA QUAL CONVIVE. “A ESCOLA TEM UM GRANDE PAPEL SOCIAL NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES, CRÍTICOS E TRANSFORMADORES DO AMBIENTE” AFIRMA JAMES GOMES.

AS ATIVIDADES PRODUZIDAS DURANTE TODO O PERÍODO DO PROJETO SERÃO APRESENTADAS NUMA EXPOSIÇÃO INTERDISCIPLINAR NOS DIAS 25 E 26 DE OUTUBRO NA PRÓPRIA ESCOLA.

PARA A COORDENADORA DA EJA, LUZANIRA CRUZ, O PROJETO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA UMA VEZ QUE ENVOLVE TODAS AS DISCIPLINAS A CERCA DE UM ÚNICO DEBATE – AQUECIMENTO GLOBAL. SEGUNDO A COORDENADORA DA EJA, UM DOS OBJETIVOS É ALERTAR OS JOVENS QUANTO A NECESSIDADE DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DO NOSSO ESPAÇO, MOSTRAR O QUE TEM SIDO FEITO POR NÓS PARA AMENIZAR A SITUAÇÃO E O QUE AINDA É PRECISO FAZER.
Jandevânia Melo

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

SOCIEDADE E MÍDIA

A relação sociedade e mídia é histórica, sendo a comunicação um produto da modernidade, vista como um fenômeno de transformação social. O processo comunicativo pode acontecer pelo uso dos meios, das mensagens e dos canais.

No período histórico conhecido por modernidade, a comunicação passou a ser caracterizada como uma nova estrutura de relação entre individuo e realidade.
Estando este período histórico associado à evolução do capitalismo, marcado pela modificação da religiosidade tradicional, pela modificação da forma de produzir e por uma nova organização social. Podemos caracterizar este período como um projeto civilizatório, que trouxe novas tecnologias no campo do transporte, da ciência e da comunicação, surgindo nesse período à noção de sociedade de massa e cultura.

A cultura de massa, mediatizada, torna-se um fenômeno de transformação, que associada ao capitalismo procura padronizar ou moldar gostos, comportamentos, opiniões - que vão de encontro aos interesses do capital que move a mídia - o modo de vestir e pensar.

Nas sociedades atuais os meios de comunicação em massa, como a televisão, tem grande poder de persuasão, tentam influenciar os indivíduos no sentido de igualar as reações e a conduta, mas também leva o individuo, subjetivamente, a emitir sua própria opinião.
Contudo a experiência mediatizada atinge a todos de forma indireta, pois mostra na mídia o fato ocorrido tornando-o conhecido por todos, mas um individuo não pode ser alienado por completo, tendo este uma visão crítica, embora que as vezes rudimentar, que refletirá no seu cotidiano.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Telenovela e vida social


A telenovela, importante produto da cultura brasileira e programa de grande aceitação popular, dialoga com a realidade  frequentemente, mesmo sendo um produto ficcional da  TV  ela ajuda a evidenciar valores que constroem a sociedade. É um produto que se destina essencialmente a preencher o imaginário e o tempo, principalmente das donas de casas com a exploração das emoções, aproximando a narrativa ao tempo real do cotidiano.
Ela ocupa, assim, um importante lugar na cultura e na sociedade brasileira. Constrói uma história na tela em estreita relação com a realidade em que se situa, trazendo para a construção das personagens as preocupações, os valores e os temas que perpassam o cotidiano dos telespectadores. E leva ao público novos modismos, hábitos e bordões.

  Esse universo 'ficticío' é cheio de valores e dita pautas para a imprensa real, assim como a vida real também serve de pauta para a construção dos textos dos personagens.
Nessa troca vão se construindo duas obras —  uma na ficção e outra na realidade.
E com isso a Tv ganha um número cada vez maior de telespectadores.

A vida do homem está em constante processo de construção e reconstrução, afinal é através de sua ação que as coisas surgem e o mundo se transforma, tentando buscar sempre aperfeiçoar as técnicas e fazer o melhor possível. E a  Tv como outras mídias ajudam no processo de construção e reconstrução. 
A telenovela instaura uma interação constante entre o que é real e o que não é real, chegamos a pensar algumas vezes que a cena assistida é o próprio real.