quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Educação na era digital - desafios constantes

Entender, ao menos um pouco, de tecnologia é de suma importância para os ‘novos educadores’, pois o professor somente apagador e giz não supera mais as expectativas dos discentes.
Nossos alunos "on line" e contemporâneos precisam encontrar na sala de aula algo que lhes chamam atenção caso contrário as aulas se tornam cansativas e chatas, preferindo eles ficar ouvindo músicas no MP3 ou manusear o celular no decorrer das aulas. Sendo assim é preciso que o professor busque se qualificar não só na sua área de atuação, mas também na área digital para entender um pouco do mundo de seus alunos e repassar aos que não são desta era tais conhecimentos.
O novo educador deve saber ao menos manusear um computador e entender como funciona a internet, ferramenta está que se tornou indispensável em qualquer área de atuação, para poder dialogar com seus alunos que operam tais tecnologias. Afinal, o professor deve antes de qualquer coisa entender o que é tecnologia para depois fazer uso dela corretamente e atingir o objetivo traçado.
Ter um e-mail hoje, por exemplo, é essencial para todos nós que corremos contra o tempo. Ele facilita, e muito, a nossa vida em diferentes situações, seja quando precisamos enviar uma cópia de um documento a alguém em um curto prazo de tempo ou quando precisamos enviar um recado ou convite rapidamente a várias pessoas ao mesmo tempo e em lugares diferentes. E por que não usá-lo também como ferramenta educacional? Podemos utilizá-lo para enviar textos complementares aos alunos, esclarecer dúvidas ou ainda criar um grupo de discussão, na qual os alunos e professores possam estar sempre debatendo temas tanto da aula quanto do cenário nacional, sendo esta mais uma forma de educar.
As tecnologias devem ser usadas como aliadas do homem seja qual for a finalidade de seu uso, afinal a tecnologia é obra da ação do homem na incessante busca do melhor.

Nenhum comentário: