sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

FESTA DE FOLIA DE REIS É COMEMORADO NA KITANDELLA PIZZARIA

Ontem (6) foi comemorado em todo Brasil o dia da Folia de Reis, prática esta que se mantém viva em Xinguara há mais de 25 anos. A entrega da Folia de Reis foi realizada na noite dessa quinta-feira nas dependências da Kitandella Pizzaria e contou com a presença de um grande número de pessoas.
A folia de reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. É composta por um grupo de cantadores e instrumentistas, na qual percorrem a cidade entoando versos que lembram a visita dos reis magos ao menino Jesus. A festa de Folia de Reis dura em média quinze dias com início, geralmente, no dia 24 de dezembro e encerramento no dia 6 de janeiro.
Em Xinguara a Folia de Reis durou exatamente uma semana. A saída da festa de Folia aconteceu no dia 30 de dezembro na casa do festeiro José Rodrigues Paes, conhecido como Zezé Carroceiro, a partir daí seguiu em visita a outros domicílios do município.
Conforme as tradições receber o grupo de Folia de Reis traz sorte à família o ano inteiro, crença esta que ajuda a manter a prática cultural do reisado viva, dando oportunidade aos  mais novos de conhecer e levar a diante a prática herdada dos colonizadores portugueses.








Nenhum comentário: