quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PERÍODO CHUVOSO PREJUDICA ESCOAMENTO DE PRODUTOS E LOCOMOÇÃO DE PRODUTORES RURAIS


As intensas chuvas têm prejudicado o tráfego nas vicinais e derrubado pontes em todo município de Xinguara. Os bueiros também não têm suportado o aumento do fluxo da água e muitos deles têm estourado o que impede a passagem de carros, motos ou de animais. 
Segundo o boletim climático do Sistema de Proteção da Amazônia –SIPAM- para 2011 espera-se chuvas acima da normalidade em toda a porção da Amazônia, na área que compreende os estados de Roraima, Amapá, Pará (exceto sudeste), o norte do Maranhão, o leste e o norte do Amazonas. As demais áreas da Amazônia legal brasileira apresentarão chuvas dentro do normal. Ainda segundo o boletim a temperatura no sul e sudeste do Pará estará acima dos padrões normais (entre 1°C e 2°C).   
Mesmo que a previsão de volume da chuva para a região sudeste do Pará esteja marcando normal para o primeiro trimestre do ano, as chuvas, necessárias para o plantio, causam danos às estradas de acesso a zona urbana. 
De acordo com o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Xinguara, Leomarques, as vicinais que ligam a zona rural do município a zona urbana, as pontes e bueiros já apresentavam péssimas condições antes mesmo do período chuvoso.
Ainda segundo Leomarques as péssimas condições das vicinais prejudicam o escoamento dos produtos para a zona urbana, causando prejuízos econômicos. “A estrada é o eixo principal para a sobrevivência do produtor rural”, declara Leomarques.
        


Nenhum comentário: