sexta-feira, 27 de maio de 2011

Primeira etapa da vacinação contra febre aftosa encerra-se na próxima terça-feira



Na próxima terça-feira (31) encerra-se a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa. A primeira etapa de vacinação começou no dia primeiro de maio e os proprietários têm até o fim deste mês para vacinar seu rebanho.

Segundo a veterinária da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Elisabete Patrícia, o ideal é que as pessoas não deixem para vacinar seu rebanho no último dia para evitar transtornos como imensas filas no escritório do órgão.

Há dez anos o Pará está sem apresentar um caso de aftosa, mas para que o Estado continue apresentando um quadro positivo é de extrema importância que os produtores vacinem seu rebanho.

“Caso o produtor não faça a sua parte de vacinar e informar a Adepará estará sujeito a receber multa e ficar sem o guia de trânsito do animal”, declara Elisabete Patrícia.

De acordo com a veterinária a maior inadimplência de Xinguara é o não aviso dos produtores da realização da vacinação.
O rebanho do Pará chega a quase 19 milhões de cabeças de gado, o que representa um percentual de aproximadamente 10% de todo rebanho do Brasil, sendo o quinto maior do país. A segunda etapa da vacinação será realizada no mês de novembro, do dia primeiro ao dia 30.

O ano passado o índice de vacinação no Estado chegou a 97,8% e a meta deste ano é atingir os 100%, já que somos responsáveis por quase 94% das exportações brasileiras de boi vivo.

 

 

 

Reportagem: Genetriz Bueno

Redação: Jandevânia Melo

 

Nenhum comentário: