Na próxima terça-feira (31) encerra-se a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa. A primeira etapa de vacinação começou no dia primeiro de maio e os proprietários têm até o fim deste mês para vacinar seu rebanho.
Segundo a veterinária da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Elisabete Patrícia, o ideal é que as pessoas não deixem para vacinar seu rebanho no último dia para evitar transtornos como imensas filas no escritório do órgão.
Há dez anos o Pará está sem apresentar um caso de aftosa, mas para que o Estado continue apresentando um quadro positivo é de extrema importância que os produtores vacinem seu rebanho.
“Caso o produtor não faça a sua parte de vacinar e informar a Adepará estará sujeito a receber multa e ficar sem o guia de trânsito do animal”, declara Elisabete Patrícia.
De acordo com a veterinária a maior inadimplência de Xinguara é o não aviso dos produtores da realização da vacinação.
O rebanho do Pará chega a quase 19 milhões de cabeças de gado, o que representa um percentual de aproximadamente 10% de todo rebanho do Brasil, sendo o quinto maior do país. A segunda etapa da vacinação será realizada no mês de novembro, do dia primeiro ao dia 30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário